Oficinas

Oficinas

Acompanhamento Pedagógico

Acompanhamento Pedagógico

Ressignificação do Espaço Escolar

Ressignificação do Espaço Escolar

Integração com Outros Projetos da Escola

Integração com Outros Projetos da Escola

Avaliando

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Hoje resolvi postar uma breve avaliação de quase dois meses de MAIS EDUCAÇÃO.

No mês de Setembro, iniciamos as entrevistas com os monitores que integrariam a equipe de trabalho na escola. Foi um período de planejamento de atividades, esclarecimentos e leituras. A princípio pensamos em organizar as oficinas por afinidade dos alunos e para que isso pudesse acontecer, fomos a sala de aula, explicamos como era o programa, as oficinas que eles teriam direito a participar e como elas aconteceriam.

Foi um período dedicado a ouvir os alunos e nessa conversa pudemos montar as turmas levando em conta as preferências individuais. Iniciamos as atividades nos primeiros dias de outubro, e, com bastante compromisso fomos adequando o atendimento aos alunos e integrando as ações do Mais Educação com a Educação de Tempo Integral.

As turmas tem em média 20 alunos e agrupamos nossa clientela por turmas que se deslocam para os espaços onde as oficinas são realizadas. Os monitores permanecem nas salas/área livre e os alunos passam por atividades em dias pré-determinados.

Sentimos bastante dificuldade, em parte já superada hoje, em ressignificar os espaços que a escola dispõe para realização do atendimento. Por não contarmos com salas disponíveis no turno vespertino, tivemos que, em algumas oportunidades, utilizar a biblioteca para realização do Acompanhamento Pedagógico em Letramento, da sala de vídeo para realização do Acompanhamento Pedagógico em História e Geografia e assim de outros espaços.

Percebi que a ressignificação dos espaços teria que acontecer, pois a escola apesar de ter uma área livre interessante e quadra de esportes, não conseguia atender a 3 modalidades de esporte (Volei, Futsal, Capoeira) e não tinhamos (nem ainda temos) uma sala reservada ao Karatê. A sala onde hoje realizamos a oficina de Karatê é destinada a sala de vídeo e no próximo ano teremos que instalar o tatame em outro local.

As dificuldades foram muitas. Os professores tiveram que conviver com uma nova realidade. Os alunos deixaram suas aulas para participarem de outras atividades e muitas vezes tivemos que tirar os alunos das atividades do Mais Educação para que eles participassem de reforço escolar, atividade importante para recuperação e compreensão dos conceitos já trabalhados em sala de aula.

A medida que o tempo passa, vimos superando as dificuldades e encontrando caminhos novos. A palavra de ordem nesse momento é desafio, mas estamos certos que todos do Colégio Estadual Adolpho Batista,  ganharemos em aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário