Oficinas

Oficinas

Acompanhamento Pedagógico

Acompanhamento Pedagógico

Ressignificação do Espaço Escolar

Ressignificação do Espaço Escolar

Integração com Outros Projetos da Escola

Integração com Outros Projetos da Escola

- SEMINÁRIO DO MAIS EDUCAÇÃO EM GOIÁS -

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aconteceu, nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, em Goiânia, Seminário do Programa Mais Educação. 

O evento foi organizado pelo MEC e contou com a participação dos estados da região Centro Oeste. As cidades dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal e Goiás enviaram os seus representantes que, entre outras atividades, participaram de Mesa Redonda, Trabalhos em Grupo, Apresentação de resultados e Informações sobre o Programa.

Goiânia abrilhantou o evento com crianças e adolescentes que participam do Programa e desenvolvem atividades, tais:

Percurssão com material reciclado
Contação de Histórias, em várias linguagens - Libras, Canto, Poesia
Apresentação de musicas de repertório nacional e regional com instrumentos - violão, cavaquinho, chocoalho e outros.

Foi um momento pra discussão de propostas do Programa Mais Educação, alinhamento de informações, delineamento de novas atividades para 2010.
Confiram as fotos do evento.







Avaliando

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Hoje resolvi postar uma breve avaliação de quase dois meses de MAIS EDUCAÇÃO.

No mês de Setembro, iniciamos as entrevistas com os monitores que integrariam a equipe de trabalho na escola. Foi um período de planejamento de atividades, esclarecimentos e leituras. A princípio pensamos em organizar as oficinas por afinidade dos alunos e para que isso pudesse acontecer, fomos a sala de aula, explicamos como era o programa, as oficinas que eles teriam direito a participar e como elas aconteceriam.

Foi um período dedicado a ouvir os alunos e nessa conversa pudemos montar as turmas levando em conta as preferências individuais. Iniciamos as atividades nos primeiros dias de outubro, e, com bastante compromisso fomos adequando o atendimento aos alunos e integrando as ações do Mais Educação com a Educação de Tempo Integral.

As turmas tem em média 20 alunos e agrupamos nossa clientela por turmas que se deslocam para os espaços onde as oficinas são realizadas. Os monitores permanecem nas salas/área livre e os alunos passam por atividades em dias pré-determinados.

Sentimos bastante dificuldade, em parte já superada hoje, em ressignificar os espaços que a escola dispõe para realização do atendimento. Por não contarmos com salas disponíveis no turno vespertino, tivemos que, em algumas oportunidades, utilizar a biblioteca para realização do Acompanhamento Pedagógico em Letramento, da sala de vídeo para realização do Acompanhamento Pedagógico em História e Geografia e assim de outros espaços.

Percebi que a ressignificação dos espaços teria que acontecer, pois a escola apesar de ter uma área livre interessante e quadra de esportes, não conseguia atender a 3 modalidades de esporte (Volei, Futsal, Capoeira) e não tinhamos (nem ainda temos) uma sala reservada ao Karatê. A sala onde hoje realizamos a oficina de Karatê é destinada a sala de vídeo e no próximo ano teremos que instalar o tatame em outro local.

As dificuldades foram muitas. Os professores tiveram que conviver com uma nova realidade. Os alunos deixaram suas aulas para participarem de outras atividades e muitas vezes tivemos que tirar os alunos das atividades do Mais Educação para que eles participassem de reforço escolar, atividade importante para recuperação e compreensão dos conceitos já trabalhados em sala de aula.

A medida que o tempo passa, vimos superando as dificuldades e encontrando caminhos novos. A palavra de ordem nesse momento é desafio, mas estamos certos que todos do Colégio Estadual Adolpho Batista,  ganharemos em aprendizado.

O que significa para mim...

terça-feira, 24 de novembro de 2009




Karatê para Amanda, Aurélio, Gabriela

  • Oportunidade
  • Disciplina
  • Desafio
  • Equilíbrio

Horta Escolar





Alunos participando das atividades da oficina de Horta Comunitária

Ainda estamos iniciando a construção dos canteiros. Plantamos cebolinhas, retiramos o que não pertencia a horta.
Nos próximos dias iremos plantar coentro, salsa e alface.


karatê

domingo, 1 de novembro de 2009

O karatê tem sido uma atividade muito prazerosa para as crianças. Temos cinco turmas e o entusiasmo cresce cada vez mais.

Na primeira semana de dezembro, o Colégio Adolpho Batista, promoverá um campeonato de final do ano, coordenado pelo professor Edson Marcelino e com distribuição de medalhas e dos Kimonos, que já foram adquiridos.
A intenção é levar os pais para participarem desse momento e apoiarem seus filhos em suas conquistas.
A programação prevê a troca de faixa, além de apresentar a comunidade escolar o aproveitamento das aulas que os alunos já participaram.

E olhe que não foi pouco o que eles aprenderam...